sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Apresentação

  •                 Com a proposta de implementação deste projeto para o período 2012-2013, os cursos de graduação na área da saúde – Enfermagem, Medicina e Nutrição  participantes deste projeto, compartilham como imagem objetiva: alavancar os processos de reforma curricular na perspectiva da implantação e efetivação das diretrizes curriculares nacionais; fortalecer a integração ensino-serviço-comunidades, participar de processos de educação permanente nos cenários de ensino-aprendizagem, incentivar práticas interdisciplinares na área da saúde com a oportunidade dos estudantes das diferentes graduações experimentarem e problematizarem, conjuntamente, processos de trabalho em equipe; além de, diversificar os cenários de prática incluindo espaços comunitários, fóruns de participação e controle social, instâncias de gestão e gerências da rede de cuidado.  
  •               Pretende-se, além do desenvolvimento de competências profissionais na área da saúde, englobando a Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação e Extensão, incentivar e fortalecer linhas de pesquisa e de extensão que tenham como perspectiva contribuir para a qualificação da rede de cuidados do SUS, com destaque para às áreas de Vigilância em Saúde, Gestão, Planejamento e Avaliação, Participação e Controle Social, Educação Permanente e Popular em Saúde, Linhas de Cuidado, Promoção de Saúde, Integralidade, dentre outras.
  •                Almeja-se ainda, e com o apoio da Coordenação de Ensino a Distância da UNIRIO (CEAD – UNIRIO), ampliar o quantitativo dos cursos voltados para desenvolvimento de profissionais de saúde que atuam na rede, onde os estudantes estão inseridos em atividades curriculares e/ou de extensão e/ou pesquisa.

SUBPROJETOS

PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS (DRSR) PELA EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Tutor acadêmico: Adriana Lemos / EEAP UNIRIO / Enfermeira


OBJETIVOS
Conhecer a visão dos profissionais da equipe de Estratégia Saúde da Família sobre DHSR e sua relação com a prática profissional em saúde;
Apresentar os direitos sexuais e reprodutivos como direito humano e sua relação com a prática profissional em saúde;
Subsidiar profissionais da equipe de Estratégia Saúde da Família e alunos bolsistas para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde para a promoção dos DHSR e seus temas afins.


SAÚDE NA ESCOLA, UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA NA PERSPECTIVA DO PROTAGONISMO CRIATIVO
Tutor acadêmico: Thaís Salema Nogueira de Souza / EN da UNIRIO / Nutricionista


OBJETIVOS
Desenvolver projetos em escolas (ensino fundamental e médio) nos territórios das unidades de atenção primária da CAP 2.1, com ênfase no protagonismo jovem e na construção de redes de promoção de saúde envolvendo professores, escolares, famílias, comunidades, equipes de saúde, gestores e trabalhadores da educação e da saúde, docentes e estudantes dos cursos de graduação em saúde da UNIRIO.
Utilizar metodologias participativas e criativas, produção de material educativo e mídias.

TABAGISMO E VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Tutor Acadêmico: Luiz Henrique Chad Pellon, Enfermeiro.


OBJETIVOS
Identificar vulnerabilidades da população adscrita ao território para o tabagismo;
 Implementar ações educativas de promoção da saúde visando minimizar a vulnerabilidade da população para o tabagismo;
Analisar a resposta da população quanto à demanda de práticas educativas para a população tabagista no serviço de saúde.


TERRITORIALIDADE E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Tutor acadêmico: Cristiane Novaes / EN e EMC UNIRIO / Psicóloga e Epidemiologista

OBJETIVOS
Reorientar a abordagem das disciplinas Saúde e Ambiente e Epidemiologia, comuns aos três cursos, desenvolvendo experiências mais amplas da vigilância em saúde, na perspectiva da defesa da vida e da promoção de saúde.
Privilegiar metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que propiciam a aprendizagem significativa e a valorização da cultura e do espaço de trabalho, o uso ferramentas que ampliem o acesso à educação em vigilância, a construção de itinerários formativos, a prática da pesquisa em serviço.

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA ADOÇÃO DOS PROTOCOLOS DE AÇÕES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PELAS EQUIPES DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CAP 2.1, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Tutor Acadêmico: Fátima Scarparo, Enfermeira

OBJETIVOS:
Identificar os processos de aprendizagem experimentados pelas equipes de saúde da família para a aplicação de protocolos de ações em atenção primária à saúde.
Compreender os sentidos atribuídos pelas equipes de saúde da família ao conhecimento e à aplicação de protocolos de ações em atenção primária à saúde.
Analisar os obstáculos e as potencialidades na aplicação de protocolos de ações em atenção primária à saúde pelas equipes de saúde da família estudadas.

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